EXPOSIÇÃO DE ALMA EM LAÇOS DE CABOS DE AÇO

25/07/2019



A exposição de alma e afastamento de pernas normalmente ocorrem quando o laço de cabo de aço trabalha em contato com pinos e seções de pequeno diâmetro, como por exemplo manilhas, ganchos, olhais, etc.
Como exemplo, podemos citar alças de suspensão de contra pesos de guindastes, içamento de peças em contato com manilhas sem sapatilha protetora.
Nesses casos, um profissional qualificado deve avaliar se a deformação apresentada afeta a resistência e compromete a segurança na operação.
Para laços confeccionados com alma de aço, a deformação ou rompimento da alma interfere na redução da capacidade de carga (CMT) do laço de cabo de aço e deve ser descartado.
Deformação
A linga deve ser descartada quando ocorrer dobra, amassamento e colapso da alma, Entretanto, em certas circunstâncias, deformações permanentes podem ocorrer sem necessariamente afetar a resistência da linga, como, por exemplo, quando o cabo é dobrado sob o efeito de uma carga pesada sobre um diâmetro pequeno.
Assim, recomendamos uma análise de um profissional qualificado para inspeção e aprovação da operação do laço de cabo de aço.

Compartilhe: