FABRICAÇÃO DO CABO DE AÇO

25/07/2019

A matéria-prima básica do Cabo de Aço é o arame (fio-máquina), como existe uma variedade de construções, cada uma pode requerer diversas bitolas de arames, essa gama de bitolas é obtida por um processo denominado trefilação.

A trefilação é um processo a frio, no qual o fio-máquina é forçado a atravessar uma matriz (fieira), onde é esticado, obtendo um arame de diâmetro menor. A tolerância de saída dos arames trefilados é muito rígida. Por causa do próprio processo de deformação plástica, o arame adquire a resistência à tração exigida pelo Cabo de Aço a ser produzido (Conforme a ISO 2232:1990).

Nos cabos de aço, o tipo de aço utilizado no processo de fabricação é o de alto carbono (ATC), de acordo com as normas referentes.

A FABRICAÇÃO DO CABO DE AÇO RESUME-SE A DUAS ETAPAS:

1ª Etapa: Consiste no fechamento das pernas, onde os arames são torcidos em torno de um arame central.

As pernas podem ser formadas por um número diferente de arames, dependendo da característica do Cabo de Aço. As classes mais comuns são: 6x7, 6x19 e 6x36.

É importante ressaltar que o fechamento das pernas poderá ser feito em uma, duas ou mais operações.

Os Cabos de Aço com pernas fechadas em duas operações possuem um desempenho inferior e uma vida útil menor devido ao posicionamento dos fios. Este posicionamento implica em: menor flexibilidade, menor resistência à compressão lateral e menor uniformidade na distribuição de carga entre os arames e um interno, gerando menor resistência à fadiga. Dessa forma, é recomendado que, ao especificar um Cabo de Aço, o número de operações do fechamento das pernas seja levado em consideração.

2ª Etapa: Partindo do mesmo princípio do fechamento das pernas, a segunda etapa consiste no torcimento das pernas em torno de uma alma, que poderá ser de fibra, de aço ou um cabo independente.

CONSTRUÇÃO

Na escolha da construção mais adequada, é importante que sejam especificadas as características de construção, como: número de pernas, número de arames por perna, a sua composição e o tipo de alma.

TIPOS DE ALMA

BASICAMENTE EXISTEM DOIS TIPOS DE ALMA:

A diferença entre a alma de fibra e a alma de aço é grande; por isso, antes de especificar o tipo de alma, deve-se considerar:

ALMA DE FIBRA

Quando a aplicação exigir maior flexibilidade, trabalhar em ambientes com temperatura abaixo de 82ºC, quando o Cabo de Aço for enrolado ordenadamente no tambor.Caso o cabo trabalhe em ambientes sujeitos a intempéries, usar alma de fibra artificial (AFA), pois não se deteriora e não absorve umidade.

ALMA DE AÇO

Quando a aplicação requerer resistência a amassamentos, trabalhar em ambientes com temperatura maior que 82ºC, quando o Cabo não for enrolado ordenadamente no tambor.

Mas lembre-se: existindo qualquer dúvida sobre a escolha do tipo de alma, informe-se com um técnico especializado.

ACABAMENTO DOS ARAMES

Basicamente, o acabamento de arames para Cabos de Aço se resume em:

POLIDOS

Não possuem acabamento superficial. Usados em Cabos para: escavadeiras, pontes rolantes, guinchos e etc.

Lubrificação do Cabo de Aço. Visando a proteção contra corrosão e desgaste, os cabos com acabamento polidos devem ser lubrificados interna e externamente, salvo especificação em contrário.

GALVANIZADOS

Os arames são revestidos com uma camada de zinco. Maior proteção contra corrosão, usados em Cabos para: marinha, pesca, tirantes estruturais e plataformas offshore.

Os cabos galvanizados não necessariamente precisam ser lubrificados.

INOXIDÁVEIS

Destinados a fabricação de peças que exigem alta resistência a corrosão. É indicado para a utilização em ambientes onde exista grande ataque de substâncias corrosivas, tais como ácidos sulfúricos, ácidos sulfurosos, banhos clorados, soluções alcalinas, soluções salinas etc.

Usados em náutica para movimentação de velas (cabo de adriça), em guinchos, medidores de nível, máquinas em geral, controladores, aviação e etc.

REVESTIDOS EM PVC OU NYLON

Constitui uma proteção extra contra ambientes corrosivos e/ou abrasivos. Os cabos revestidos em nylon, possuem uma resistência a abrasão maior que os revestidos em PVC.

Usados na Indústria automobilística (Cabos de comando), liços de teares, aparelhos de ginástica (academia), esteiras e correias transportadoras, abatedouros industriais e etc.

TIPOS DE TORÇÃO

A torção poderá ser Regular ou Lang, dependendo da aplicação do equipamento.

TORÇÃO REGULAR:

O sentido da torção dos arames das pernas é contrário ao sentido da torção das pernas no Cabo de Aço. Dessa forma, a Torção Regular, embora possua menor resistência a abrasão e a fadiga de flexão, oferece maior estabilidade quando solicitado.

Esse tipo de torção é recomendado na maior parte das aplicações, sendo utilizado em diversas áreas da indústria.

TORÇÃO LANG:

O sentido da torção dos arames das pernas é o mesmo sentido da torção das pernas no Cabo de Aço. Dessa forma, o Cabo com Torção Lang possui maior flexibilidade, tendo maior resistência a abrasão e a fadiga de flexão, porém possui instabilidade quando manuseado ou tensionado.

Esse tipo de torção é recomendado em aplicações específicas nas quais as duas extremidades do Cabo de Aço são fixadas ou ele trabalhe em circuito fechado.

Compartilhe: