LINHA DE VIDA

27/04/2023
LINHA DE VIDA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça um pouco mais sobre a linha de vida na construção civil, bem como a sua importância para os trabalhadores.

Obras civis em geral oferecem diversos riscos de acidentes para os colaboradores das empresas responsáveis. E um bom exemplo são as quedas de altura. Mas existe um equipamento que é crucial para evitar esse tipo de acidente e de uso obrigatório na construção civil: a linha de vida. Por isso, vamos te mostrar do que se trata e a importância dela para quem está na linha de frente desse tipo de trabalho. Afinal de contas, segurança é coisa séria.

O que é a linha de vida?

Trata-se de um moderno equipamento que deve ser usado em qualquer atividade que esteja sendo realizada em uma altura superior a 2 metros, mesmo com o uso de outros equipamentos de segurança. A linha da vida ou linha de ancoragem, como é popularmente conhecida, tem o objetivo de evitar a queda dos trabalhadores, que podem ser fatais.

A linha de vida garante a total segurança do trabalhador que realiza tarefas em altura, seja em obras civis ou industriais. Por isso, a sua construtora deve se certificar de que todos os seus colaboradores estejam usando esse importante equipamento de proteção, durante o trabalho em altura. Conheça as principais diretrizes da NR 18 e fique tranquilo em casos de eventuais fiscalizações.

Principais cuidados

Conheça os principais cuidados que devem ser tomados antes de utilizar a linha de vida nas obras em geral:

  • O local onde a linha da vida será instalada na obra deverá ser cuidadosamente inspecionado por um profissional competente, que também deve ter conhecimento prévio sobre a provável movimentação do funcionário que realizará o trabalho em altura;
  • Esse equipamento precisa permitir movimentos livres, tanto dos membros inferiores (braços) quanto superiores (pernas), durante a execução das atividades na obra. A linha de vida não pode atrapalhar o funcionário em momento algum;
  • A linha da vida deve ter a certificação de qualidade da empresa fabricante, bem como a da instalação da mesma. Afinal de contas, esse equipamento precisa oferecer a máxima segurança para os trabalhadores e não pode ser suscetível a falhas, que podem resultar em quedas acidentais.
  • O funcionário da obra deve usar talabarte duplo para facilitar a movimentação segura, que pode variar de acordo com as atividades e com o suporte oferecido no momento. Tudo depende do tipo de trabalho que está sendo realizado em altura. Quanto mais complexo ele for, mais atenção em todos os detalhes o técnico em segurança do trabalho responsável deve ter.

Qual é a importância da linha de vida?

Segundo a NR 35, é considerado trabalho em altura qualquer tarefa que é realizada acima de 2 metros do chão. Por isso, a principal importância da linha de vida, principalmente em obras civis, é oferecer o máximo de segurança para os profissionais que trabalham em altura, principalmente quando estão usando os seguintes equipamentos:

  • andaimes;
  • escadas;
  • plataformas em geral.

O uso da linha de vida também é obrigatório em quaisquer atividades realizadas em profundidades, como a escavação de poços, túneis ou minas. As quedas, quando não são fatais, podem deixar sequelas irreversíveis.

Mesmo se uma determinada tarefa realizada em altura for temporária ou de curta duração (algumas horas, por exemplo), a linha de vida deve ser utilizada, já que não se deve correr nenhum tipo de risco.

Principais responsabilidades do empregador

Se você é proprietário de uma construtora, conheça as principais responsabilidades da sua empresa, quando o assunto é trabalho em altura:

  • Garantir que todas as diretrizes previstas na NR 35 estejam sendo implementadas, no que tange o trabalho em altura, já que nada pode passar despercebido;
  • Elaborar e desenvolver um minucioso procedimento operacional para que todas as atividades em altura sejam realizadas em total segurança e dentro do prazo previsto;
  • Não permitir que as atividades em altura sejam iniciadas sem antes conferir se todas as medidas de proteção contra eventuais quedas estão sendo devidamente cumpridas em sua integralidade;
  • Garantir que todo trabalho que esteja sendo realizado em altura superior a 2 metros seja constantemente supervisionado por um profissional experiente e capacitado;
  • Assegurar que a Análise de Riscos (AR) esteja devidamente atualizada e que todos procedimentos que constam neste documento estejam sendo observados, de acordo com as peculiaridades de cada tarefa realizada em altura.

CONCLUSÃO

Viu como a linha de vida tem o seu foco na segurança dos funcionários da construção civil que trabalham em altura? A quantidade de exigências e obrigatoriedades das principais Normas Regulamentadoras está bem maior, já que é preciso garantir que o risco de acidentes em obras civis seja o menor possível. Afinal, determinadas quedas podem ser fatais, por isso, a sua empresa precisa se precaver e atender todas as medidas de segurança estabelecidas tanto pela NR 18 quanto pela NR 35. Segurança é tudo e com a vida humana não podemos brincar.

Atendemos a todo território nacional, Ligue para (47)9 9103-8872 ou entre em contato por e-mail cabosdeacosc@gmail.com.

Compartilhe: